segunda-feira, 30 de abril de 2007

Exposição Itaú Contemporâneo

Contemporâneo. O que é contemporâneo? De acordo com o curador da exposição Itaú Contemporâneo, Teixeira Coelho, contemporâneo é o tempo em que vivemos. Mas ele coloca em cheque a noção de tempo. Monalisa foi pintada há séculos atrás e no entanto convivemos com ela no tempo atual. Monalisa é minha contemporânea?
Acredito que não. A Monalisa do Louvre é uma reprodução velha e tosca da obra de arte. O quadro mais famoso do mundo não é uma obra de arte, mas apenas o registro de algo muito mais belo, o vislumbre que o artista teve ao ver a beleza de um mundo inexistente. A obra de arte morreu com os olhos de Leonardo DaVinci.
Sobre a pergunta da contemporaneidade, Monalisa não é minha contemporânea. Que se dane a falsa Monalisa. Que se danem todas as grandes obras de arte. Que se danem os Van Goghs vendidos por milhões de dólares em leilões suntuosos. A arte morre e renasce a cada instante. Nasce na mente do artista, e morre no momento mesmo em que é concebida. Uma obra natimorta.

Um comentário:

Alex_Cricket disse...

Essa visão é um pouco extrema e perigosa, mas o que você está querendo dizer, pode ser equiparado ao que Walter Benjamin havia proposto há alguns séculos que seria a "AURA ARTÍSTICA" ou seja, no meio na qual a arte está inserida essa AURA já não existe mais ou perde o seu valor.O "AQUI AGORA" do artísta já não existe mais, fica obscuro... Mas acredito que o valor da mensagem não se apaga, pelo contrário, ela se fortifica e se intensifica com os meios de massa nos quais estão inseridas