quinta-feira, 3 de maio de 2007

Design=Solução

Prêmio Mercado Design Top 21
http://diversao.uol.com.br/album/design_top_xxi_album.jhtm?abrefoto=4

O termo "design" tem me soado ultimamente nada legal. Se generalizou como sinônimo de "bunitinho", "legalzinho", style, e outras tantas expressões e adjetivos para denominar algo que possui a beleza estética, mas nem sempre acompanhado de conteúdo. É preciso mais que ilustrar belas capas de revista e tornar um anúncio belo.
Digo isto no contexto das empresas de design. É preciso pensar não em design (leia-se "beleza"), mas em soluções para clientes, tendo como o design uma importante ferramenta para atingir tal intento.
"Soluções" sim, soa amplo. Uma gama de idéias. Esclarecedor. Iluminador. Multiplicidade de caminhos. Caminhos estes que no universo da arte tomaram corpo em esculturas, pinturas, desenhos, melodias, textos. Que são os artistas senão solucionadores de sua própria dúvida?

Um comentário:

Anônimo disse...

Trazendo o termo design para o dia a dia (na minha opinião), é o segundo passo da evolução. Como? Tome de exemplo a indústria automobilística, onde o design é fundamental. Quando o primeiro cara inventou o motor e resolveu tirar os cavalos da frente da carroça e colocar o seu invento, com certeza não pensou na estética do objeto criado, o máximo que ele fez foi colocar uma tampa (capô) para proteger o motor da chuva, e algo para parar a lama (temos o calhanbeque). Mas alguns viram que até para vender mais, aquele invento (o carro), poderiam trazer algo mais do que simplesmente transportar, e enquanto os inventores aumentavam a capacidade de máquinas, os designers tornavam estas máquinas algo com personalidade e usabilidade. O mesmo ocorre com todos eletrodomésticos, móveis e construções. Onde antes de belos tem que ser usável, uma cadeira torta pode ser bela mas deixa de ser cadeira quando não é usável, e o design para a cadeira deixou de existir.
Na internet o processo é o mesmo que ao do automóvel, onde os inventores e programadores criam a funcionabilidade, mas funcionais para o criador, e cabe ao designer abrir a porta entre o complicado e o fácil, entre a máquina e o homem.
Bem... sem os inventores não teríamos carros, mas sem os designers estariamos com os calhambeques de motor V8... Ou seja, como vc memso disse, designer não é aquele que deixa as coisas bonitinhas, mas que trazem solução com classe.